Anos atrás, vi uma foto de Joe Bonamassa com uma guitarra estilo Les Paul, com algumas diferenças no formato. Certamente não era uma Gibson, e aquilo me despertou curiosidade.
Quando fui pesquisar, descobri que se tratava de uma Bartlett Guitars, feita à mão no Canadá. Ao buscar o catálogo da marca, quase caí para trás, tamanha beleza de cada instrumento.
| Leia também: O que são guitarras high-end e por que elas valem o que valem
História da Bartlett Guitars
Fundada por Tom Bartlett, a empresa tem sede em Toronto, Canadá, com uma produção super limitada de guitarras – a maioria variações de modelos clássicos. A paixão de Tom pelas Gibson Les Paul e a tonalidade burst dos anos 50 fez dele um obcecado por qualidade. O mais curioso é que tudo começou a partir de uma experiência frustrada do construtor.
Em entrevista à Guitar, Tom Bartlett disse: “Passei anos e anos tentando juntar dinheiro e recursos suficientes para comprar uma Gibson Les Paul, sabe? Esse sempre foi o auge. E não importava para mim de que ano era, nada disso fazia diferença para mim. Só quando eu era um adulto independente finalmente comprei minha primeira Gibson Les Paul real e de marca. Mas, infelizmente, fiquei desapontado com a qualidade, e essa decepção me levou a construir minha primeira guitarra.”
Vale destacar que Bartlett era marceneiro e tinha um profundo conhecimento a respeito de madeiras. A partir de muita pesquisa, hoje ele chega em resultados de acabamentos dignos de um artista. A produção da Bartlett Guitars ocorre em pequenos lotes, poucas vezes ao ano. A marca também vende acessórios de alto padrão para quem trabalha com luthieria (…)
Leia toda a matéria revista Guitarload
E aí, curtiu essa amostra e deseja ler o conteúdo na íntegra? Basta acessar a edição atual da Revista Guitarload, que está disponível gratuitamente por tempo limitado.
A Guitarload é um periódico virtual totalmente focado no mundo da guitarra. Todos os meses, a revista traz conteúdos exclusivos e de alta qualidade para os amantes da guitarra do Brasil. Não deixe de conferir!