A Fernandes Guitars, renomada fabricante de instrumentos musicais, entrou com pedido de falência no Japão.
A notícia foi anunciada no dia 13 por meio de um comunicado no site da companhia: “A Fernandes Co., Ltd. tem atualmente uma dívida considerável com vários credores e, infelizmente, tornou-se impossível continuar. Pedimos desculpas pelos transtornos causados aos credores e partes relacionadas.”
Leia também:
Sobre a Fernandes Guitars
A empresa japonesa foi fundada em 1969 com o nome de Saito Musical Instruments — mais tarde, mudou a nomenclatura para Fernandes Co. Rapidamente ganhou popularidade devido às suas versões baratas de modelos icônicos, como a Fender Stratocaster.
Guitarristas como Billie Joe Armstrong, The Edge e Kirk Hammett usaram produtos da fabricante durante a carreira. Além dos instrumentos, a Fernandes é famosa pelo captador Sustainer, que gera sustentação infinita de forma semelhante ao acessório eBow.
Segundo levantamento da Tokyo Shoko Research, a Fernandes devia em janeiro de 2024 cerca de 433 milhões de ienes, aproximadamente R$ 15 milhões. A crise teria sido motivada principalmente pelo mercado de usados e pela intensificação da concorrência.
As informações são da Guitar World.