Pete Townshend expôs o lado obscuro da indústria musical ao explicar por que os artistas não devem pensar em dinheiro ao gravar discos.
“Nunca foi sobre dinheiro. O The Who nunca ganhou dinheiro com a porra dos discos. Nossos empresários eram criminosos. Eu nunca tinha visto uma declaração de royalties do grupo antes de nossa primeira auditoria, que ocorreu enquanto estávamos fazendo Quadrophenia“, disse à NME.
Leia também:
Hendrix falido?
Para exemplificar seu ponto de vista, Townshend relembrou uma conversa com Jimi Hendrix que ocorreu pouco antes da morte prematura do lendário guitarrista. De acordo com o astro do The Who, Hendrix estava enfrentando sérias dificuldades financeiras.
“Eu vi Jimi Hendrix em Los Angeles nas últimas duas semanas de sua vida. Ele estava feliz e foi muito legal comigo — nem sempre foi assim no passado. Perguntei como ele estava, e ele disse: ‘Pete, estou falido.’ Hendrix era enorme e estava falido, mas não damos a mínima para o dinheiro.”
Por fim, Townshend garantiu que a felicidade está nas pequenas realizações. “Eu morava em uma casinha e estava feliz por estar perto da água. Eu tinha um carro. Eu tinha um pequeno estúdio, estava muito contente. Eu tinha uma linda esposa, filhos lindos, ótimos amigos. Nunca quis mais nada.”