“Passei de um garoto que não podia ir ao supermercado para tocar com Buddy Guy e Christone Kingfish Ingram”. A impactante frase do adolescente britânico Rhys John Stygal é mais um exemplo do poder transformador da música.
Diagnosticado com autismo, o guitarrista de 16 anos enfrentou a ansiedade e o isolamento baseado na paixão pelo blues. Hoje, ele é apontado como um dos maiores representantes da nova geração da sonoridade centenária.
Em recente entrevista ao canal Pedal Pawn, que nomeou o prodígio de “o próximo Stevie Ray Vaughan”, Rhys disse que a música foi a responsável por revelar o seu propósito de vida: “A guitarra me salvou. Foi uma linguagem que entendi imediatamente”, contou.
Leia também:
Além do autismo
Nas redes sociais, Rhys falou abertamente sobre o impacto do autismo em sua vida.
“O autismo parece diferente para cada pessoa. Para mim, era medo de mudar, de falar com as pessoas, de crescer, de sair, de dormir. Cada parte da minha vida foi afetada por ele. Eu sofri. Isso me deixou com raiva, agressivo, triste e muito solitário”, escreveu em um post no Instagram.
“Mas algo aconteceu. Comecei a perceber quem eu era. Não preciso me encaixar, não preciso ter a mesma aparência de todas as crianças… Serei completamente quem sou. O autismo não me define; sou muito mais. Vou continuar trabalhando nisso e amando cada minuto”, completou.
Rhys, que não conseguia sair de casa com a mãe, agora toca para multidões e soma milhares de seguidores nas redes sociais. Normalmente visto com uma Fender Stratocaster, o jovem tem impressionado fãs de blues com a pegada nervosa e o timbre matador, claramente inspirados em SRV.
Em seguida, confira Rhys John Stygal em ação:
As informações são da Guitar World.