Se você curte conhecer todos os lançamentos do mundo da guitarra, vai adorar este texto. Olha só: a Guitarload teve acesso exclusivo a um protótipo de pedal de reverb da NIG, ainda sem nome oficial!
Com seis tipos de efeito e três knobs, este dispositivo promete entregar muita versatilidade para o seu timbre, com opções que vão do Spring ao Organ — passando, é claro, pelo adorado Shimmer.
Em seguida, você confere o review completo do “pedal misterioso” (já adiantamos que ficamos impressionados com a latinha). Acompanhe!
Leia também:
Review: Protótipo NIG Multiverb
Apaixonados por reverb (como nós) sempre procuram novas cores do seu efeito favorito. Quem não gosta daquele bom clean comprimido com um reverb Plate deixando tudo mais legal de tocar? Ou mesmo os fãs de efeitos mais “viajados” (alô, worshipeiros) que piram em um Shimmer ou um Spring?
Melhor do que ter vários pedais com cada um desses efeitos é ter tudo em uma caixinha só, chaveando de acordo com sua preferência. Essa é a ideia do Multiverb que a NIG está desenvolvendo. Eu disse “está desenvolvendo” porque o projeto ainda é só um protótipo — mas já trouxemos o review para vocês aqui.
O protótipo, apesar de ainda cru, já apresenta timbres excelentes. A configuração é feita por três botões (Reverb, Tone e Mix) e duas chaves que, ao serem combinadas, escolhem um dos seis tipos de reverb (Spring, Room, Plate, Hall, Shimmer e Organ).
Sons prediletos
Deste pedal, meus três reverbs favoritos são os modos Spring, Plate e Hall. Todos possuem um ajuste muito preciso, que pode ir de um reverb mais seco e curto até modos mais coloridos e carregados, respeitando a característica clássica de cada um desses timbres.
O modo Shimmer também é bem legal, mas senti falta de mais presença no ajuste do botão Mix — gosto de cortar os agudos do Shimmer e carregar bem, mas precisaria de um pouco mais. O modo Organ é divertido, mas não consigo imaginar um contexto para usá-lo do jeito que ainda está.
Conclusão
No final das contas, o pedal é ótimo e deve agradar à maioria dos fãs de pedais de reverb (os que curtem mais analógicos e, também, os fãs do universo digital).
Quero ainda fazer um comentário ressaltando o quão legal é uma empresa colocar um pedal para avaliação e testes, mesmo em fase de desenvolvimento. Isso mostra o quão interessada a NIG está em colher feedbacks do seu público para desenvolver produtos de qualidade.
Convido você a conferir nosso test drive completo no vídeo abaixo e deixar as suas impressões (e também uma sugestão de nome) para o protótipo de multiverb da NIG.
Até o momento, não há uma data exata para quando o pedal estará disponível. O que posso garantir é: o multiverb, da NIG, será um best-seller.