[the_ad_group id="3803"]
[the_ad_group id="3805"]

Marty Friedman explica por que a maioria dos guitarristas não tem identidade: “Caem na armadilha do aprendizado”

“Todos são capazes de executar qualquer coisa. Mas e depois?”, questionou o ex-membro do Megadeth

Marty Friedman acredita que há uma armadilha no aprendizado da guitarra que impede muitos músicos de desenvolverem a própria identidade artística. 

“Essa questão é muito importante. A maioria das pessoas quer aprender técnicas impressionantes ou que estão na moda. Isso é natural, mas qualquer um pode aprender isso em qualquer lugar. Não precisa de professor para isso”, disse na entrevista com o canal Monsters, Madness and Magic.

Friedman continuou: “Qualquer um é capaz de aprender qualquer técnica, praticá-la e aperfeiçoá-la. Todos são capazes de executar qualquer coisa que já tenha sido feita na música. Mas e depois? O que você vai fazer?”. 

| Leia também: Marty Friedman sobre fritação: “Movimentos parecem legais, mas não soam bem”

Importância da personalidade artística

Para o ex-membro do Megadeth, a construção da identidade musical começa com uma escolha consciente. 

“Você realmente tem de decidir: quando você vai ser você mesmo? Quem é você como artista? Qual é o seu gosto musical absoluto? O que você quer que as pessoas ouçam quando ouvirem seu nome?”, explicou. 

“Esse processo é muito esquecido porque não é tão atraente quanto: ‘Aqui está uma técnica sofisticada; se você praticá-la cinco horas por dia durante uma semana, ficará bom nisso’.”

Por fim, Marty Friedman afirmou: “É por isto que a maioria das pessoas realmente não tem identidade musical: porque elas caem na armadilha do aprendizado”.

[the_ad_group id="3928"]
[the_ad_group id="3929"]