[the_ad_group id="3803"]
[the_ad_group id="3805"]

Brasileiro Heitor Crespo ‘incorpora’ Scott Moore e James Burton na turnê Elvis Experience

Guitarrista brasileiro revela qual foi o principal conselho que recebeu do icônico James Burton

Imagine você ser fã de um grande ícone da música mundial e tornar-se parte de um espetáculo que viaja por diversos continentes levando adiante o legado desse astro. O que para muitos pode ser chamado de sonho, para o brasileiro Heitor Crespo tornou-se realidade.

O guitarrista é integrante do show Elvis Experience, que está em turnê pelo Brasil. No espetáculo, Heitor tem papel de destaque ao levar ao público os solos e riffs de Scott Moore e, sobretudo, James Burton, guitarristas que fizeram história ao lado do Rei do Rock.

Leia também: Gibson anuncia dois novos violões signature inspirados em Elvis Presley

Em entrevista à Guitarload, Heitor Crespo afirma que a devoção à obra de Elvis Presley começou ainda na infância. 

“Quando era pequeno, por volta dos 11, 12 anos, eu tocava com tributo (ao Elvis) no Brasil. Aí, quando tinha 15 anos, o James Burton veio pro Brasil, tocar no Bourbon St, e eu fiquei acampado lá na frente”.

Hoje, com 31 anos, Heitor Crespo relembra que, ainda na adolescência, foi para os Estados Unidos para fazer uma mentoria com o próprio James Burton, com quem ficou em contato por cerca de um ano. Ao voltar para o Brasil, não demorou muito para ser contratado e fazer parte do universo de tributos a Elvis Presley.

Foto – Divulgação

“Quando fiz 18 anos, um dos produtores da Elvis Presley Enterprises entrou em contato comigo sobre uma turnê no Chile, e que o James (Burton) não poderia viajar. Então me convidaram. Desde aquele show estou com eles”, explica Heitor.

O guitarrista explica que, desde a pandemia mora no Brasil, mas que passa viajando com shows e eventos ligados a Elvis Presley. Inclusive, ele toca com integrantes originais da banda do Rei, como o baterista DJ Fontana. 

Sobre o fato de estar tocando com membros da banda oficial de Elvis Presley, o guitarrista conta que não é raro algum desses músicos vir questioná-lo sobre como eram os arranjos originais. 

“Às vezes, a gente escolhe alguma música para a turnê, está passando o som e alguém da banda vira e fala: ‘o que eu fiz mesmo nessa música, Heitor?’”

O principal conselho de James Burton a Heitor Crespo

Heitor Crespo não nega sua verdadeira devoção por James Burton, tanto que usa um setup muito similar ao do guitarrista de Elvis durante as turnês – basicamente Fender Telecaster e amplificadores Fender Twin e Deluxe.

No entanto, a obsessão por soar idêntico ao ídolo fez com que o próprio James Burton desse um conselho a Heitor.

“Eu era totalmente viciado em conseguir chegar o mais próximo possível do som dele, usando a rota dele. Tentando usar equipamento igual, mesmo ano, mesmo modelo, mesmo arranhão. E acabei me esquecendo de explorar mais, outros estilos, outros guitarristas que poderiam adicionar e muito no jeito que eu toco. E o James virou pra mim e falou “legal fazer isso, mas não esquece que você é outra pessoa”, relembra.

Sobre trabalho autoral, Heitor afirma que chegou a gravar um material, mas que não teve como lançar devido às turnês. O guitarrista revelou à reportagem que sua agenda de shows está lotada até o ano de 2026. 

Confira no vídeo seguir Heitor Crespo com sua Fender Telecaster Paisley mostrando alguns links e riffs clássicos, ao melhor estilo James Burton:

[the_ad_group id="3928"]
[the_ad_group id="3929"]