[the_ad_group id="3803"]
[the_ad_group id="3805"]

Quem foi Vittorio Camardese, o médico italiano que teria “inventado” o tapping nos anos 1960

Músico e médico falecido em 2010 já utilizava recurso do tapping em 1965

Nem Eddie Van Halen, nem Steve Vai, tampouco Ace Frehley ou Steve Hackett. Para muitos, o inventor da técnica de tapping foi o italiano Vittorio Camardese . O recurso de utilizar as duas mãos na escala do instrumento permite solos mais velozes e um efeito impressionante.

A icônica ‘Eruption’, do Van Halen, foi lançada em 1978, e é um divisor de águas na história da guitarra, justamente pela interpretação explosiva de Eddie Van Halen.

| Leia também: Ace Frehley diz que inspirou Eddie Van Halen a fazer tapping: ‘Provavelmente tirou ideias de mim’

Entretanto, se Eddie elevou o tapping a patamares até então inéditos, a técnica já era explorada bem antes. Dias atrás, Ace Frehley afirmou que algumas de suas ideias foram utilizadas por Eddie Van Halen no que diz respeito ao tapping. E sim, por volta de 1975, Ace utilizava a técnica durante apresentações do Kiss.

Acontece que há alguns anos circula na internet o vídeo de um violonista reproduzindo os movimentos que ficaram conhecidos como tapping, só que em um violão com cordas de nylon. O músico em questão era o italiano Vittorio Camardese, que chegou a apresentar o recurso técnico inovador durante um programa de TV, no ano de 1965.

Vittorio Camardese  era médico radiologista e um exímio violonista, que interpretava temas instrumentais – especialmente jazz, usando os dedos da mão direita somados aos da mão esquerda para obter solos mais velozes.

Ele também utilizava técnica semelhante à do tapping para tocar arranjos de chord melody.

Embora nunca tenha se consolidado na vida artística, Vittorio era um músico bastante respeitado, especialmente em Roma, onde frequentava os clubes de jazz da cidade. Ele faleceu em 2010, aos 80 anos de idade.

Técnica de tapping já teria sido utilizada por Paganini

Embora Vittorio Camardese seja considerado por muitos como o pioneiro do tapping, há quem diga que a técnica já era utilizada por outro italiano, no século XIX. Em um artigo de 2017, a Guitar World apontou o violinista Nicolla Paganini como o primeiro instrumentista de cordas a utilizar a técnica. O fato de ser um virtuose no violino, com linhas melódicas extremamente rápidas faz com que essa hipótese seja bastante aceitável.

Também há relatos de que no início da década de 1960, outro virtuose, o jazzista Tal Farlow, teria utilizado tapping em sua Gibson archtop.

Independente de quem criou o tapping, uma coisa ninguém contesta: Eddie Van Halen foi quem popularizou a técnica. Tanto que foi a partir dele que ter bons (e velozes) licks de tapping debaixo dos dedos  tornou-se quase um requisito obrigatório para guitarristas nos anos 1980.

Caso você ainda não tenha assistido à famosa performance de Vittorio Camardese utilizando tapping no violão, em 1965, indicamos que você confira o vídeo abaixo:

[the_ad_group id="3928"]
[the_ad_group id="3929"]