[the_ad_group id="3803"]
[the_ad_group id="3805"]

Andy Summers afirma que Every Breath You Take seria descartada se não fosse sua participação

Em entrevista, o ex-guitarrista do The Police disse que considera buscar judicialmente a coautoria da canção, maior hit da banda

Quarenta anos após o lançamento de Every Breath You Take, maior hit do The Police, a autoria da canção ainda é motivo de discordância entre os ex-integrantes da banda. Esta semana, o guitarrista Andy Summers afirmou que pode tomar medidas legais quanto à autoria da canção.

Durante entrevista no podcast The Jeremy White Show, o ex-guitarrista do The Police abordou o assunto, afirmando: “É um tema altamente controverso e extremamente atual. Aquela canção estava prestes a ser descartada até que eu contribuí com minha interpretação, e isso é tudo o que há a dizer a respeito. E, na minha opinião, isso equivale a uma contribuição na composição, sem dúvida.”

| Leia também: EHX Walking On The Moon: conheça o novo pedal de flanger feito com Andy Summers

Embora Summers não tenha entrado em detalhes, ele insinuou que vai lutar para obter o reconhecimento como coautor da música, que originalmente foi creditada exclusivamente a Sting: “Fiquem de olho na mídia. Vamos ver o que acontece nos próximos meses.”

Para Andy Summers, riff de Every Breath You Take salvou canção de ser descartada

A faixa Every Breath You Take faz parte do álbum Synchronicity, de 1983, e começou a ser composta um ano antes. Na ocasião, Sting havia saído se divorciado e iniciado um relacionamento com uma amiga da ex-mulher.

Inicialmente, a música não contava com uma parte de guitarra, e a banda estava dividida sobre o rumo a ser tomado. Andy Summers reforçou a ideia de que a canção estava destinada ao esquecimento:

“Stewart Copeland (baterista da banda) e Sting não conseguiam chegar a um consenso sobre a parte de bateria e baixo na música. A situação estava tão complicada que parecia que a faixa não faria parte do álbum.”

A única razão pela qual Every Breath You Take não ter sido abandonada foi o fato de a banda ainda não ter completado o álbum até então.

Summers acrescentou: “Precisávamos de material novo, e a história famosa é que Sting simplesmente virou para mim e disse: ‘Bom, vá em frente. Faça dela o seu próprio som.’ E, claro, eu tinha uma série de ideias prontas para serem executadas. Eu era, por assim dizer, o guitarrista principal do The Police. Eu entrei e criei aquele riff em praticamente uma única tentativa. Todos aplaudiram de pé.”

Confira a entrevista de Andy Summers ao podcast The Jeremy White Show:

[the_ad_group id="3928"]
[the_ad_group id="3929"]